Você sabe o que é inglês para propósitos especí­ficos?

Também chamado de Inglês Instrumental, o Inglês para Propósitos Específicos (ESP- English for Specific Purposes) visa a atender a uma necessidade do aluno em situações de estudo ou de trabalho. Comumente associado ao ensino de leitura em língua inglesa, não é apenas isso. O que ocorreu é que nos anos 80, os alunos que ingressavam em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em nossas universidades não conseguiam compreender os artigos em inglês presentes em seus cursos. Daí houve o desenvolvimento de um projeto de inglês instrumental, encabeçado pelos profissionais da PUC de São Paulo, a fim de ensinar a estes alunos estratégias de leitura para que pudessem lidar com textos em inglês.

A partir daí, muita coisa e mudou e hoje é possível termos cursos de inglês específico para atender a qualquer necessidade do aluno. A título de exemplo, poderíamos pensar em um garçom ou um funcionário da recepção de um hotel. Quais são as necessidades específicas destes profissionais para que possam interagir com hóspedes estrangeiros? Fica claro que precisam falar e anotar pedidos, solicitações, recados, etc. Há a necessidade de speaking and writing, certo? Desta forma, é possível desenvolver um curso direcionado ao que o aluno precisa aprender de fato. Um estudante de medicina ou um médico talvez precisem apenas ler e escrever artigos para periódicos científicos. Assim, precisam desenvolver um bom writing e reading.

É uma excelente alternativa para quem tem uma necessidade urgente na empresa ou na universidade. Além disso, não se exclui a possibilidade do aluno frequentar um curso regular de inglês, de inglês geral, aquele nosso velho e bom conhecido. Em muitos casos, sanada a ansiedade dada por uma urgência profissional, o aluno pega gosto e dá continuidade a seus estudos na língua inglesa.

Por Marianne Rampaso

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*